Sem categoria

Primeiro passo para empreender: busque um mentor

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Tornar-se empreendedor é, sem dúvida, um passo importante para a vida de quem deseja abrir um negócio próprio. De acordo com um estudo da Amway Global Entrepreneurship Report, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas,  82% dos brasileiros pretendem ter uma empresa própria até 2023. Você é um deles? Precisa de um empurrãozinho? Então, aqui vai uma dica valiosa: procure um mentor.

A mentoria é um processo de troca de experiências no qual o mentor, um profissional com bastante experiência, auxilia e orienta tanto aquele que está começando a empreender como aquele que já tem a sua empresa estabelecida.

Existem dois tipos de mentor:

1)   Mentor de performance:  aquele que te motiva e cobra o cumprimento de prazos;

2)   Mentor especialista:  aquele que conhece muito bem a área de seu interesse e te auxiliará com base em sua própria bagagem.

Em outras palavras, a mentoria é um método de longo prazo, sem data para acabar, que visa aprimorar sua performance como empreendedor. Ter um mentor traz várias vantagens, confira:

1)      Você aprende (e muito!)

Um mentor é, de certa forma, um professor. Em um processo de aprendizado, você incorpora os anos de experiência de seu mentor, afinal, ele já passou por muito do que você está passando e tem, sim, muito a ensinar!

2)      Você amplia sua rede – networking

Não é preciso ter um negócio para saber o quão importante é relacionar-se com muitas pessoas. A experiência que seu mentor possui pode lhe render muitos contatos interessantes, sejam eles possíveis clientes ou fornecedores. Não podemos deixar de dizer que, quando apresentados por alguém de confiança, o vínculo que se estabelece é muito mais forte!

3)      Você erra menos

Uma pessoa que já passou por várias experiências no mundo do empreendedorismo, ao compartilhar tanto seus acertos quanto seus erros, reduz as chances de você errar, o que te economiza tempo e dinheiro!

Comumente confundido com a mentoria, o coaching é apenas uma parte da tarefa do mentor. É um processo que se dá não só na esfera da vida profissional, como também da vida pessoal. O coach é o especialista que auxilia um indivíduo, grupo ou empresa no processo de autoconhecimento, na definição de metas e no plano de ação para atingi-las.  Já a consultoria, outra confusão bastante comum, atua de uma forma muito mais pontual: é um serviço especializado na identificação dos problemas de uma empresa e na recomendação de possíveis soluções prontas ou ações a serem tomadas.

São muitos os empreendedores de sucesso que contaram com a mentoria para alavancar suas empresas. Entre eles, Mark Zuckerberg, um dos fundadores do Facebook, Drew Houston e Arash Ferdowsi, criadores do Dropbox e, por último, Larry Page e Sergey Brin, donos do Google. Chegou a hora de juntar-se a esse time!

https://www.inc.com/john-rampton/how-a-mentor-can-increase-the-success-of-your-business.html

https://endeavor.org.br/mentores-startups-sucesso/


Escreva um comentário

Bitnami