Empreender

Proteja seu negócio do fracasso em 2018

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4 fatores cruciais para que o seu negócio voe independentemente do cenário macroeconômico.
Após toda crise política econômica que enfrentamos em 2017, começamos a sentir uma  tímida recuperação da economia brasileira. Analistas do mercado financeiro já estimam um  crescimento de 0,91% do PIB e uma expectativa de crescimento até o final de 2018 de 2,6%.  A inflação também está em queda consistentemente e hoje está abaixo do esperado, com 3% ao ano.

Todos estes índices aliados às últimas reformas, como a da previdência e a trabalhista por exemplo, já deixam o mercado mais confiante, melhorando a relação dos empreendedores com investidores. Entretanto, apesar dessas boas notícias, o cenário macroeconômico ainda está longe de deixar os empreendedores completamente otimistas e confiantes.

Crises são sempre cíclicas, nasci na década de 80 e passei por pelo menos 5 crises. O que isso nos diz? Que esta não é nem a primeira e nem a última crise que enfrentaremos. Em 2018, teremos eleições, e o que será de nós em meio a todas as consequências dessa definição? Essa é uma incógnita, mas o que posso adiantar é que grandes empreendedores Abílio Diniz e Jorge Paulo Lemman acreditam que devemos trabalhar fortemente com o que temos em mãos, com armas e recursos próprios, pois desta forma nos mantemos fortes nas crises e mais do que nunca: atentos a novas oportunidades!  

Sendo assim, elencamos 4 fatores cruciais para que você proteja seu negócio e supere os desafios do futuro mesmo em um ambiente incerto, inseguro e cheio de instabilidades. E o melhor, eles só dependem de você!

 

A palavra de ordem é: Proteja-se! Na sequência, confira os 4 fatores:

 

CONHEÇA SEU CLIENTE

Nada é mais importante do que conhecer o seu cliente e tudo que está na cabeça dele! Aaaa… e sinto lhe informar, com o passar do tempo ele vai mudar.  E sabe por quê? Porque as gerações mudam, o mundo muda e nós temos que estar sempre preparados para ouvir nosso cliente, constantemente.

Existem diversas metodologias que nos ajudam a compreender melhor o nosso cliente,  inclusive apontando novas possibilidades de fontes de receita, evitando assim, queda nas vendas. Estes métodos são capazes orientar de forma objetiva a identificação de oportunidades de aprimoramento e construção de vantagem competitiva real para que você proteja a sua empresa das ameaças de um ambiente inseguro e instável.

O primeiro passo é acabar com o conceito de ideias, elas só servem para atrapalhar tudo! Você acredita que teve uma ideia fabulosa para seu negócio e implementa sem teste algum.  Qual a probabilidade de dar certo? Acredite! Muito próxima de ZERO!

 

TENHA MENTORES

Um outro fator fundamental para enfrentar desafios, e pela minha experiência, digo que em nosso caso nos fez economizar bastante tempo e dinheiro, são os mentores. Mentores são basicamente pessoas que já passaram pelo caminho que você está passando, ou seja, sabem o caminho. Eles têm experiência real, podem compartilhar cases e te dar dicas preciosas. Se você está em busca de mentores, comece a procurar por pessoas do seu próprio meio. Eles não precisam estar na capa de revista, ok? Muitas vezes, ficamos buscando o ideal e não encontramos o que buscamos. Muitas vezes ele pode estar bem ao seu lado!

 

INVISTA EM UM ECOSSISTEMA EMPREENDEDOR

Cerque-se de pessoas que estão na mesma pegada que você! Ambiente é tudo mesmo! Nós precisamos estar entre pessoas que nos motivem a chegar onde queremos. Proteja-se de pessoas que te jogam para baixo e não contribuem com o seu crescimento! Não é a toa que fala- se tanto em ecossistema empreendedor… Eu poderia falar aqui sobre o Vale do Silício, mas sinceramente, existem ecossistemas reais muito mais próximos da nossa realidade e que podem nos ajudar muito com nossa jornada.  Pessoas juntas, compartilhando experiências e aprendizados, motivam qualquer empreendedor a ultrapassar seus objetivos!  Nesse sentido, o nosso querido mentor também ajuda na construção deste ecossistema!

 

DEDIQUE-SE A OBTER NOVOS CONHECIMENTOS

Sempre busque saber mais hoje do que ontem! Investir tempo aprendendo metodologias novas, conceitos e informações tendem a resultar em uma vantagem competitiva gigante. Este conhecimento pode vir por meio de diversos canais como: livros, mentorias, cursos, e muito mais. Eles irão lhe proporcionar um novo olhar para o seu negócio, o que significa melhoria constante nos processos, gestão de pessoas e produtos, fazendo com que você cresça de maneira sustentável.

Todos estes 4 pontos parecem simples na teoria, mas na prática, a rotina tende a desviar o nosso foco da rota do sucesso. Mas calma, existem metodologias  e meios que irão te ajudar a alcançar tudo o que almeja. Desta maneira, te convidamos para fazer parte do Boomit Club. Os participantes da lista serão munidos com conteúdos e ferramentas preciosas que os ajudarão a enfrentar de frente os desafios de 2018, e o melhor: sem “bater” tanto a cabeça, economizando tempo, dinheiro e energia! Clique no link abaixo e faça parte 😉

 

Seja membro – clique aqui!

Carolina Augusta

Cofundadora da BOOMIT

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