Empreender

Medo do fracasso. Quem nunca?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Que atire a primeira pedra o empreendedor que nunca teve medo de fracassar!

boomit - medo do fracasso 2

 

A decisão de empreender não costuma ser simples, pelo menos para a maioria das pessoas. Antes de dar o primeiro passo, é comum analisar uma série de fatores que podem desencorajar ou protelar a decisão de ter o seu próprio negócio. Entre eles estão…

  • o medo de abrir mão do emprego atual – uma opção normalmente mais estável e segura;
  • ter que lidar com a receptividade da família;
  • a auto análise sobre sua segurança pessoal acerca das competências necessárias para seguir adiante e encarar os desafios.

Estas são as preocupações que lideram um ranking extenso e que culmina no maior medo de todos: o de fracassar.

Existem outros ‘tipos’ de medo que costumam atormentar a mente do empreendedor. Cometer erros relacionados à gestão do negócio ou tomar decisões mal pensadas (especialmente diante das oscilações do mercado) são alguns deles. Entretanto, quando analisamos a experiência de quem optou por uma carreira inovadora, sempre observamos que questões mentais e emocionais acabam surpreendendo e dando uma “rasteira” nos empreendedores ao longo do caminho.

tipos de medos

 

PENSANDO COMO EMPREENDEDOR(A)

Em vista disso, não é à toa que a discussão sobre mindset empreendedor está em alta. Afinal, é ele que vai dar o suporte necessário para a administração de todos os tipos de adversidade, aumentando a tranquilidade e a serenidade nos negócios.

O mindset empreendedor é a salvaguarda que evita que ondas contrárias se transformem em verdadeiros tsunamis capazes de engolir o seu negócio.

O mindset ajustado, aliado ao autoconhecimento, te ajudará a encarar os altos e baixos do empreendedorismo com perseverança e consistência naquilo a que você se propõe a fazer. Ajudará a impulsioná-lo todos os dias a ir em busca de seus objetivos, até alcançá-los. Também ensinará a encarar os erros e fracassos ao longo do caminho como aprendizados, inerentes a essa caminhada e fundamentais para a evolução do empreendedor e de seu negócio.

A pergunta que fica é: como atingir esse ponto ideal do mindset empreendedor?

 

MEDO DA FALTA DE DINHEIRO, DAS MUDANÇAS…COMO VENCÊ-LO?

indecisao o que fazer

Dinheiro, por exemplo, está entre as principais preocupações de quem empreende ou quer empreender. E este é um fator que abala diretamente o estado emocional das pessoas. Sendo assim, é preciso criar uma estratégia pessoal, levando em consideração a sua realidade e suas principais necessidades para encarar com um pouco mais de segurança e tranquilidade as fases de evolução do seu negócio. Afinal, a média de tempo para uma empresa se estabilizar e começar a dar lucro é de dois anos!

Considerado o pai da dialética, Heráclito de Eféso já dizia: “A única constante é a mudança”. E como ele tinha razão! Esta realidade ‘mutante’ exige dos empreendedores uma postura flexível em todos os sentidos. Planejar é preciso, sim, mas saiba que em diversos momentos o planejamento terá de ser revisto e adaptado para atender às novas necessidades, e é aqui que a flexibilidade entra, gerando agilidade para pivotar, sem grandes apegos à ideia inicial.

42% das empresas fecham suas portas por investirem na venda de produtos e serviços focada em uma demanda de mercado inexistente ou com baixa aderência

Dados apontam que 42% das empresas fecham suas portas por investirem na venda de produtos e serviços focada em uma demanda de mercado inexistente ou com baixa aderência (dados CBInsights). E por isso que nós da Boomit valorizamos tanto o passo a passo do empreendedor. Investimos no autoconhecimento e no desenvolvimento das competências de cada um. Além disso, mantemos um olhar apurado para o negócio em si, aplicando metodologias adequadas para a validação do potencial de mercado. Tudo para que você não faça parte desta estatística, economizando tempo e dinheiro durante a trajetória e sempre rumando ao sucesso.

Ao longo de nosso trabalho de desenvolvimento de empreendedores e de seus negócios, listamos os principais medos relacionados ao fracasso e também alternativas para lidar melhor com cada um deles. Acompanhe a seguir.

 

MEDOS E SOLUÇÕES

 

Medo de abrir mão da estabilidade de um emprego

Faça uma análise sincera sobre suas necessidades e compromissos financeiros para calcular a quantidade de dinheiro necessária para encarar este período com mais tranquilidade. Considere idealmente 24 meses de investimento.

 

Medo de perder tempo e dinheiro

Para empreender é preciso coragem, é preciso agir com o coração. Mas não há muito espaço para impulsividades. É necessário ter um planejamento básico, fazer a si mesmo perguntas importantes como: Eu realmente quero empreender? Por que eu quero empreender? Qual estilo de vida eu desejo? O que espero do meu negócio? Estou preparado? Quais são os recursos necessário? Por quanto tempo preciso me dedicar? Essas perguntas trarão clareza para a sua decisão de empreender, reduzindo risco de perder tempo e dinheiro.

Medo de se sentir sozinho, não dar conta e desistir

87% dos empreendedores afirmam que se sentem sozinhos durante esta jornada. Sabendo disso, avalie sua necessidade de seguir o caminho com alguém, que pode ser um sócio ou amigo. Mentores, por meio de um contato mais próximo com o empreendedor, podem suprir, também, essa necessidade. Vale lembrar que sociedade é coisa séria, e que o ideal é que os sócios tenham competências complementares. A companhia é uma consequência. Muna-se de pessoas engajadas, com alto nível de energia e conhecimento, capazes de te apoiar nesses momentos de solidão.

Medo de não se sentir preparado

Costumamos ser muito severos em nossa autocrítica. Parece que nunca somos bons o suficiente para seguir adiante, ou que todos os que estão à nossa volta são melhores e mais bem preparados. Esse sentimento é muito comum, mas não podemos nos deixar paralisar. Foi pensando nisso que a Boomit desenvolveu uma metodologia para realizar o acompanhamento e desenvolvimento do empreendedor durante todas as etapas do negócio, incluindo o preparo mental e emocional de cada um. Essa metodologia foi certificada pela UNESCO e já ajudou centenas de empreendedores como você! Saiba como participar aqui.

 

Esse texto te ajudou? Compartilhe com a sua rede e faça com que ele chegue a outras pessoas como você, que querem empreender, tirar seus sonhos do papel e atingir uma nova etapa na carreira!

 

Boomit, a sua Academia de Empreendedorismo.
Juntos para o seu negócio acontecer!

Escreva um comentário

Bitnami