Empreender

Diversifique suas ideias: saia da bolha e liberte a criatividade!

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Por que é importante estimular maneiras diferentes de pensar? Aprenda os benefícios de ‘fugir da sua bolha’ e ver o mundo com olhos mais abertos.

saia da bolha - criatividade - boomit

 

Pense nesta questão: quantas ideias diferentes podem sair da cabeça de pessoas que…

  • moram no mesmo condomínio,
  • estudam na mesma escola,
  • viajam para os mesmos lugares e
  • frequentam a mesma seleção de locais na cidade?

Se um grupo de pessoas compartilha tantos elementos do dia a dia, é muito provável que elas terão opiniões similares sobre uma série de assuntos. E pouco adianta achar que as facilidades do mundo virtual ajudarão a ampliar os horizontes: até mesmo a internet, que chegou com a promessa de comunicação sem fronteiras e globalização, acabou se tornando um meio propício para a criação das chamadas “bolhas sociais”. Mais do uma ferramenta para ampliar o conhecimento, muitas pessoas usam a internet apenas como meio de fortalecer opiniões pré-concebidas, sem abrir espaço a questionamentos.

Um dos grandes problemas do isolamento é que essas bolhas – sejam as de relacionamento, sejam as virtuais, tanto no mundo físico quanto online – criam barreiras sociais que dificultam a ampliação do repertório cultural, que é um ingrediente fundamental para os criativos. Por isso mesmo, esse ingrediente é um dos mais valorizados hoje em dia.

 

DIVERSIDADE: UM INGREDIENTE QUE NÃO PODE FALTAR

Antes, recriminava-se a chamada ‘mistura social’ como uma espécie de ‘diluição’ dos valores de um grupo. Hoje, o termo se transformou em ‘diversidade’, e é justamente celebrado. A necessidade é cada vez maior de conhecer o mundo e as pessoas em suas mais diversas facetas, ampliando o conhecimento e, ao mesmo tempo, estimulando a criatividade.

As corporações – que, em sua maioria, mantiveram uma estrutura cultural rígida por muito tempo – também perceberam isso e agora lutam pelo tempo perdido. Elas estão reunindo estratégias para a promoção de mais diversificação e interação entre seus profissionais, tanto internamente quanto com o mundo exterior. Isso envolve novas regras de contratação, de formação de times, formatos de avaliação, arquitetura do ambiente do trabalho e muito mais. São mudanças necessárias e que exigem flexibilidade de adaptação.

O esforço vale a pena: ao estimular a diversidade, formam-se equipes mais criativas e motivadas, prontas para encarar os desafios do mundo moderno e gerar avanços significativos no ambiente de trabalho.

Para os empreendedores, esta história não poderia ser diferente. É preciso sair da bolha! Quantas vezes, na última semana, você buscou, de forma consciente, diferentes formas de ver uma mesma situação em seu negócio? Convenhamos: pensar assim não faz parte do nosso cotidiano. É preciso, primeiro, notar que esta é uma necessidade; depois, trabalhar para que ela entre na lista mental de coisas a fazer!

Certamente essa atitude produzirá mais ideias, mais reflexões, novas recombinações a respeito de tudo o que já foi antes pensado, te colocando, assim, no caminho da criatividade.

pixinguinha e tom jobim - mundos diferentes
Encontros frutíferos entre mundos diferentes na música, como o dos músicos Pixinguinha e Tom Jobim, permitiram a criação da Bossa Nova. Enquanto um tinha dinheiro e ouvia jazz, o outro era do samba e da favela do Rio. A fusão dessas duas culturas criou um dos gêneros mais aclamados da música brasileira em todo o mundo.

 

DESIGN THINKING: UMA AGULHA FURANDO A BOLHA

O Design Thinking, famoso método utilizado por muitos empreendedores para inovar, possui 3 pilares:

  • Empatia,
  • Colaboração e
  • Experimentação.

Para conseguir executa-lo e alcançar resultados, é preciso estar aberto, relaxado e não reativo – ou seja, é preciso ser capaz de se colocar no lugar do outro. Além disso, é fundamental entender que criatividade não é um talento, mas sim uma característica humana, e que pode e deve ser desenvolvida para ser aplicada em todos os âmbitos da vida, principalmente no que tange à realização de escolhas.

 

COMO AUMENTAR A CRIATIVIDADE? DAMOS ALGUMAS DICAS

Listamos algumas dicas de comportamentos para aguçar a sua criatividade:

  • Cultive amigos de meios diferentes e com idades diversas;
  • Frequente lugares novos, mesmo que isso signifique uma simples mudança de caminho ao voltar para casa;
  • Reduza o preconceito, valorize a experimentação;
  • Valorize e promova equipes multidisciplinares;
  • Alimente o cérebro com maior diversidade de informações e referências;
  • Esteja, antes de tudo, aberto à vida e mantenha-se em estado de permanente curiosidade;
  • Exercite analisar sua vida a partir de diferentes perspectivas;
  • Seja capaz de sair de si mesmo e observar sua própria pessoa como se visse algo novo e surpreendente.

 

O treino constante desses comportamentos obrigará você a abandonar suas rotinas mentais. Observar com acurada atenção também permitirá que você estabeleça novas conexões — algumas vezes, entre aspectos da realidade que, antes, pareciam díspares ou irreconciliáveis.

Quer ver como estas ideias funcionam na prática? Um bom exemplo é o caseThe Unusual Football Field”. A partir de uma necessidade latente e uma boa dose de criatividade, profissionais conseguiram transformar espaços antes negligenciados em campos de futebol, gerando mais lazer e inclusão. Assista ao vídeo a seguir, inspire-se e saia da bolha você também!

 

1 Comment

  1. Boa tarde Eu gostaria de lhes deixar uma sugestão de pauta, ao pessoal da produção de notícias do blog de vocês. Se isto for possível, para qual endereço de email poderia enviar detalhes? Obrigado

Escreva um comentário

Bitnami