Empreender

Busque seu ambiente – construa a realidade empreendedora que sempre sonhou

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Entenda a importância de lutar por seu sonho de empreender – apesar das tantas adversidades que surgem pelo caminho!

busque seu ambiente para empreender

 

Ambiente é a coisa mais importante quando se quer empreender…

Quando você não está neste ambiente, me desculpe, mas se torna cada vez mais difícil, não porque você simplesmente não quer, mas porque o sistema não quer, as pessoas que estão ao seu redor nem falam sobre isso e você cresce sem muitas vezes ver o empreendedorismo como uma possibilidade.

Como dizia Aristóteles: Nós, seres humanos somos seres sociais…

…logo se somos, a realidade que se apresenta em nossa vida por meio das pessoas que nos cercam acaba sendo a realidade que nos é dada e portanto, absorvida por nós mesmos.

Complexo? É simples, se você está em um ambiente onde ninguém é empreendedor poucas chances de você ver empreendedorismo como uma oportunidade de carreira ou estilo de vida (acho que a segunda se enquadra melhor). Na minha infância sentia um enorme impulso criativo, inovador, questionador, mas o que era isso? Sei lá! Eu não fazia a menor ideia, meus pais sempre falavam para eu ser médica, advogada, atriz, economista (mas o que é economia? Não importa! Seja!), mas ter uma empresa definitivamente era algo que nem passava na cabeça de grande parte dos pais da época, consequentemente comportamento igual para crianças da geração.

E porque não era algo vislumbrado por eles? Simples! Não era a realidade entre amigos e família, por alguns motivos:

  1. porque empreendedorismo naquela época era quase um suicídio, devido a burocracia ainda pior do que é hoje
  2. um país em ditadura
  3. porque o capital era muito mais escasso
  4. porque não tinham exemplos próximos para vivenciar a experiência

O resultado disso tudo é um baixíssimo nível de empreendedores e pessoas com alta aversão ao risco.

Nem sempre estaremos no ambiente onde queremos estar, mas esta reflexão é fundamental para sabermos aonde queremos estar. Não se acomodar é fundamental, se você tem um sonho, não adianta nada permanecer parado reclamando pelos cantos dizendo que não tem oportunidades. As oportunidades estão por aí e é preciso sair para a rua, ir aonde as pessoas como você estão, nos dias de hoje onde tudo é informação, podemos encontrar com facilidade eventos, cursos, palestras e comunidades.

Se você fizer as devidas conexões pode ter certeza que muitas coisas aparecerão de forma espontânea, na verdade o que ocorre é que você aprende, se conecta e vivencia um ambiente que corresponde ao que quer e neste impulso irá se conectar com pessoas que podem compartilhar experiências e novos caminhos ao que deseja. É preciso sentir este impulso, não é fácil e hoje consigo ver com clareza que isso se manifestava como uma intuição.

Foi assim que decidi mudar de faculdade, fui fazendo cursos, conhecendo pessoas, me lançando a pequenos desafios, quase colocando a cenoura na minha frente para que aos poucos conhecesse um mundo distante do meu mundo original. Faça com o coração tudo que fizer, mas como disse no “dia1” deixar de pensar com a razão não é fácil, mas se for se inserindo no seu sonho aos poucos, esse processo se torna mais simples.

 

Escreva um comentário

Bitnami