Educação

BOOMIT passa a integrar o Programa das Escolas Associadas (PEA) da UNESCO

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

A BOOMIT agora é membro de uma das maiores iniciativas globais em prol da Educação – o PEA, da UNESCO. Saiba mais sobre o Programa.

 

Boomit no PEA UNESCO

 

Você sabia que a BOOMIT agora faz parte de uma das maiores iniciativas globais em prol da Educação?

Desde Fevereiro de 2017, a BOOMIT é um membro ativo do Programa de Escolas Associadas (PEA) da UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Escolas selecionadas no mundo inteiro participam do programa, que tem como objetivo facilitar a troca de informações e experiências entre instituições de ensino focadas na geração de uma experiência educacional diferenciada e inovadora. A promoção da paz, do diálogo intercultural, do desenvolvimento sustentável e da educação de qualidade são alguns dos pilares do PEA (veja mais no quadro abaixo).

O Programa de Escolas Associadas da UNESCO foi criado no pós-2ª Guerra, em 1953, e já está presente em mais de 180 países em redor do globo.

Segundo a UNESCO, “o principal benefício (de participar do PEA) é fazer parte de uma comunidade (global) que trabalha pelo mesmo objetivo, troca informações, compartilha projetos e ideais. Isso catalisa os esforços e repercute positivamente nas escolas, que podem ampliar o trabalho pela cultura da paz, em todas as suas formas”.

 

OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DAS ESCOLAS DA REDE PEA

  • EDUCAÇÃO + INFORMAÇÃO: Construir sociedades do conhecimento inclusivas e integradoras com apoio da informação e da comunicação;
  • SABER POR TODA A VIDA: Alcançar a educação de qualidade para todos e a aprendizagem permanente ao longo de toda a vida;
  • INOVAÇÃO: Reforçar, dimensionar, otimizar e compartilhar práticas educativas exemplares sob a ótica dos novos paradigmas da educação;
  • LOCAL: Promover a expressão local como farol dos ideais da UNESCO, especialmente o aprender a conviver em paz e harmonia;
  • CRESCIMENTO INTELIGENTE: Contribuir para o desenvolvimento sustentável sócio-econômico-cultural, com atenção especial para as questões relevantes do século XXI;
  • TOLERÂNCIA & APRENDIZADO: Promover a diversidade cultural e o diálogo intercultural por uma cultura de paz;
  • INTEGRAÇÃO: Dinamizar o grande potencial da Tecnologia da Informação e da Comunicação – TICs, como recurso, como ferramenta de mudança para melhorias na qualidade do ensino, e como potente instrumento integrador da Rede PEA-UNESCO.

 

Além de trabalhar as temáticas e modalidades de ensino mencionadas acima, as escolas que fazem parte do PEA também estimulam atividades educativas vinculadas ao Ano Internacional da ONU e da UNESCO. 2017 marca o ‘Turismo Sustentável para o Desenvolvimento’ como tema do Ano Internacional, com atividades educativas e lúdicas sendo incentivadas em todo o mundo para abordar este importante assunto.

Mais de 8.500 escolas em todo o planeta unem seus esforços educativos no PEA.

A participação no PEA é mais uma mostra do compromisso da BOOMIT em promover uma educação forte e de excelência, preocupada com os valores humanos essenciais para a formação de cidadãos mais bem preparados para encarar o mundo e criar um futuro cada vez melhor.

 

Escreva um comentário

Bitnami